segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Produções pedagógicas são destaques em exposição

Promovido pelo NICC (Núcleo de Informação, Comunicação e Conhecimento) o encontro de Ciência e Tecnologia, aconteceu no dia 27 de outubro, com o objetivo de mostrar as obras e os resultados, das atividades desenvolvidas nas aulas, que associam a informática a algumas disciplinas do currículo escolar. 

 As oficinas aconteceram no primeiro semestre, do ano letivo e, utilizaram programas da informática básica, como Word, Power Point e Movie Maker relacionados aos conteúdos, de inglês – Luiz Mário Pina, Tyrone Santiago; espanhol – Marisa Carreiro; português - Jussara Santos, Josélia Cerqueira, Roseli Gonçalves, Rosângela Bento, Tânia Gonçalves, Edvaldo Pereira; matemática – Cristina Gomes, Mércia Figueiredo, Rita Fortuna e Web Design – Gerson Barbosa, professores do NICC. 

Oficina de vídeo-movie maker.
Tema: "É Primavera"


Oficina de slides-power point.
Tema: "Lendas Folclóricas"
 
Oficina de paint

 
Interatividade: conteúdo e prática



Oficina: produção de vídeo em celular.
Profºs Edvaldo, Luís e Fábio

As parcerias também fizeram parte do evento, contando com o relato do professor Tyrone Santiago, sobre seu intercâmbio, entre a Escola Parque e a Escola americana Lovejoy e a presença do cineasta, Fábio Costa, do Projeto Lanterninha (cinema nas escolas) ministrando a oficina de produção de vídeos em celular, que contou com a presença de educandos, do Colégio Landulfo Alves e Escola Anísio Teixeira.


 No turno da manhã, a EAD (Educação à Distância) foi tema da palestra, proferida pela docente Mércia Figueiredo, que esclareceu essa modalidade de educação, desmistificando alguns mitos. O Colégio Antônio Vieira expôs o projeto de Roboticau - Ciência e Tecnologia com Criatividade, a convite da professora Cristina Gomes.

Exposição do colégio Antônio Vieira
 “A atividade contou com a participação de todos os professores e auxiliares do Núcleo. Os trabalhos têm um grande significado, tanto no pensar, pelos educadores, tanto na realização, pelos estudantes. Fiquei satisfeita com os resultados obtidos”, comemora Ana Lúcia Ramos, coordenadora do Núcleo. 

visitantes
A mostra foi visitada durante todo o dia, por educandos, professores, funcionários, dos Núcleos, que compõem a Escola Parque, visitantes de outras escolas e comunidade. Ainda assim, não atingiu números significativos de participantes, para um ambiente de educação e formação intelectual, no qual, motivação e espontaneidade são necessidades primordiais, para despertar o interesse e chegar à apreciação, dos diversos tipos de conhecimentos. Tarefa que depende de todos, principalmente, em uma Escola de Educação Integral, idealizada pelo educador Anísio Teixeira.     

Coordenadora, professores, parceiro e funcionárias do NICC


Um comentário:

  1. Olá Jaqueline.
    Gostei muito do texto. Parabéns!
    Vou convidá-la sempre para os eventos (risos)
    Bom trabalho!
    Ana lúcia

    ResponderExcluir