terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Saberes são debatidos no ambiente de trabalho

A necessidade de construir e manter os vínculos, com a profissão de docente, fez com que o grupo de Articulação de Área, coordenado pela professora, Marilene Marques, promovesse de 16 a 19 de novembro, encontros intitulados Diálogos sobre Educação, com o objetivo de contribuir para a formação continuada, dos profissionais da educação.
Diversas disciplinas cederam seus conteúdos, que, com maestria, foram reelaborados e apresentados por palestrantes, para os professores e interessados, das Classes I, II, III, IV, Colégio Álvaro Silva, Escolas Professora Candolina, Anísio Teixeira e Parque, na busca de conversações significativas sobre o fazer pedagógico.        
Temas como a Revolta dos Búzios, também conhecida como a Revolta da Chibata, importância do marinheiro Marcelino e do almirante negro João Cândido conduzidos pela historiadora Darci Xavier, que dividiu espaço com a convidada Luísa Mahim, responsável por falar sobre Patrimônios Culturais Imateriais: o fazer dos artesãos, iniciaram o evento. A literatura africana foi trazida, no terceiro dia, pelas educadoras Ana Lúcia Ramos (Escola Parque) e Lícia Carvalho (Faculdade Olga Mettig), na perspectiva de abordar as contribuições contemporâneas e estratégias pedagógicas desenvolvidas.

Darci Xavier

Lícia Carvalho
 
Ana Lúcia Ramos


Público formado por professores do Centro
Mostra de livros, dos autores,
em debate
Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Artur Pestana, conhecido como Pepetela e o citado Ondjaki são escritores africanos da atualidade, que foram apresentados pela especialista Ramos. “Ensinar através dos encantos que a leitura de grandes obras nos proporciona, é uma realização”, comemora Ana Lúcia. Segundo, Carvalho os professores precisam montar estratégias de leitura, para sua prática. Isso facilita o aprendizado e compõe a tríade professor - conhecimento – educando. “Em que se baseia a leitura?”, interroga com veemência Lícia, que baseou a palestra nessa indagação.  



Leitura de fragmentos
A interação entre conteúdo e prática fez parte da construção da atividade. A entrega de material de leitura, os sorteios de livros e brindes combinaram com as explanações, que seguiram sobre Arte Negra, A Importância do Método Científico no Ensino de Biologia e Ciências, Geometria: Tecnologia e Materiais Didáticos, Dificuldade de Aprendizagem e Motivação no Ensino de Língua Inglesa e Anemia Falciforme e a sua Consequência na Atividade Física. 

Parabenizações!
 
Professora Marisa Carreiro 
recebe brinde

Lícia Carvalho, Sandra Bispo, Mércia Figueiredo, Maria José Neri,
Marisa Carreiro e Ana Lúcia Ramos presenteadas e sorteadas com livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário