“A prática docente e a seriedade do riso” foi o tema da Cortina Pedagógica do NUPES (Núcleo de Projetos Especiais), que aconteceu no dia 19 de julho, às 8horas, no NAVI (Núcleo de Artes Visuais). A atividade contou com a participação de professores, coordenadores e funcionários, sendo dividida em seis momentos: práticas corporais, lanche, palestra, produção em grupos, socialização e despedida.
Exercício de descontração para o riso |
A psicóloga Ana Rita Ferraz conduziu o evento com o objetivo de mostrar que até nos momentos mais difíceis da vida podemos relaxar. “Vamos ativar a ordem química, biológica e psicológica do nosso corpo através do relaxamento e do riso”, convidou Ferraz.
O riso é considerado uma linguagem universal. E, no decorrer da história da humanidade ganhou versões, interpretações e controlou sociedades, como no caso do bobo da corte, que exercia função de divertir os outros seguindo a ordem do governo. “Enquanto as pessoas conseguem rir, as contradições estão sob controle e os conflitos não constituem ameaça iminente”, diz a historiadora Maria Inês Gurjão. Para aprofundar o conhecimento sobre o riso temos o professor de Teoria da História da USP (Universidade de São Paulo) e autor de Raízes do Riso. Vale conferir e rir.
O riso como terapia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário