terça-feira, 12 de julho de 2011

Viva a arte!

 
Galeria de Arte Gedean Ribeiro
              “Dá vida ao espaço vazio!, alegra-se a coordenadora do Núcleo de artes Visuais (NAVI) Eliete Ribeiro, ao falar sobre a inauguração da Galeria de Arte Gedean Ribeiro, que aconteceu na manhã do dia 06 de abril. A galeria foi idealizada pelas professoras, do NAVI, Mônica Rossi e Tereza Cristina que, enquanto artistas plásticas, não vislumbram todo aquele espaço vago. Precisava ser contemplado por arte, principalmente, quando esse ambiente foi construído com tal finalidade.
Agradecimento do professor
Gedean pela homenagem
          A galeria, além da função de abrigar as obras de arte produzidas na escola, tem como objetivo a integração entre os membros da comunidade escolar. “Um espaço destinado aos estudantes, professores e funcionários que se identifiquem com arte”, explica Ribeiro. Realidade nada difícil de encontrar na Escola Parque. Educandário em que a arte também dá o tom.

Visitação ao espaço interno 
da Galeria
        
Momento oficial da inauguração:
apresentação da placa
Placa contém texto de homenagem e nome dos profissionais do NAVI
                “Achei tão importante esse momento da inauguração da galeria. Eu, quando criança, não conheci uma. Fiquei maravilhada! Não é só mais um espaço, tem uma simbologia, um por quê. Favorece as crianças vivenciarem essa mágica: arte. Retira das crianças de escola pública a amarra de ser um lugar que não é para você, que tem um grupo social definido”, reconhece a professora de balé, do NUPA (Núcleo de Pluralidade Artística) Sol Gonzalez.   
 A estudante do curso de modelo e o professor de fotografia
Ricardo comtemplam as obras de arte com tranquilidade 
                 Em 1950, Anísio Teixeira já tinha assumido a Secretaria de Educação e Saúde do Estado da Bahia, no governo de Otávio Mangabeira e, inaugurou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, no bairro da Caixa D’Água. O primeiro local a funcionar na escola, foi o Setor de Laborais, hoje, Núcleo de Artes Visuais, que 61 anos depois, oferece produções artísticas, que são expostas, juntamente, com os painéis de Mário Cravo, Jenner Augusto e Carybé, que decoram o lugar.      
              
...antes da galeria


Como era o espaço...
Como ficou...

...depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário