A parceria estabelecida entre os Núcleos de Projetos Especiais e Núcleo Artístico, demonstra que, é possível pensar, organizar e desenvolver atividades conjuntas, que visam um bem comum, que é a educação de, aproximadamente, 3.200 meninas e meninos que estudam na Escola Parque. “Há muito tempo estamos tentando essa articulação não só entre dois núcleos, mas, com todos que fazem parte da Escola. O grupo do artístico foi bastante acolhedor”, expõe a coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais Valdenice Santos.
Em um primeiro momento, os profissionais dos núcleos reuniram-se para planejar um cronograma de encontros e ações para o ano de 2010. Com o objetivo de fortalecer e integrar os grupos, iniciou no dia 09 de março, o estudo, em capítulos, do livro Educação não é privilégio, do educador Anísio Teixeira. A introdução ficou por conta da explanação dos professores Davi Santana, de música e Nélio Santana de dança, integrantes do Núcleo artístico. Os próximos capítulos serão ministrados por outros professores do Núcleo. “Acho, realmente, que a integração tem que acontecer. Não é para ter Núcleos individualizados, somos um Centro”, opina a psicopedagoga Claudinéa Portela.
A busca de um trabalho integrado, não surge agora. São oito anos de tentativas, sem sucesso. Por isso, não faltam motivos para comemorar a iniciativa dessa parceria, com probabilidade de ampliação para os outros núcleos. Segundo, a assistente social Luciene Brandão, isso a faz acreditar em um processo de mudança, torcendo pela adesão da maioria. O grupo já tem a proposta para as próximas discussões, após o estudo da bibliografia, que é um novo modelo, uma resignificação, do processo de manutenção do estudante na Escola Parque.
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