A associação entre o conhecimento visual das figuras geométricas, como um saber prévio, trazido pelos estudantes e a contextualização dos conceitos da geometria espacial, através de pesquisas, em livros, orientadas na sala de aula, foram os elementos utilizados pelas docentes de Matemática, do Núcleo de Informação, Comunicação e Conhecimento (NICC) Rita Fortuna, Mércia Figueiredo e Maria Cristina Gomes, na culminância do Plano “Trilha matemática e exposição auto-explicativa dos trabalhos de sólidos geométricos X copa do mundo, enquanto resultado do projeto numerando”, realizado no período de 03 a 14 de maio.
Utilizando a Copa do Mundo, como tema transversal, as professoras contaram com o interesse dos educandos pelo futebol, agregando-o ao conteúdo curricular sobre sólidos (vários polígonos). Para a consolidação da atividade, foram seguidas as etapas: apropriação do assunto, parte teórica; pesquisa sobre cores e figuras geométricas encontradas nas bandeiras dos países, que participarão da copa; manuseio virtual do softwear Poly, que abrange todos os sólidos, construção e montagem das figuras, no papel, parte prática, colocados em exposição para a comunidade escolar. “Temos certeza – Cristina, Mércia e Eu - de que, com esse roteiro de atividades, o rendimento dos alunos é satisfatório e atinge os objetivos pretendidos para a aprendizagem”, comemora Fortuna.
As turmas foram divididas em quatro equipes, intituladas tetraédrica, cúbica, octaédrica e hexaédrica, nomes de sólidos geométricos, que participaram das fases classificatórias: história de Malbatham (Por que 06 de maio é comemorado o dia da matemática?), quiz de tangram, hexaedros, jogos das cores, enigmas, charadas do tipo anagramas e jogos do milhão da matemática. A equipe com melhor pontuação foi premiada com CD, DVD, jogos de figuras sólidas e livros de matemática.
Utilizando a Copa do Mundo, como tema transversal, as professoras contaram com o interesse dos educandos pelo futebol, agregando-o ao conteúdo curricular sobre sólidos (vários polígonos). Para a consolidação da atividade, foram seguidas as etapas: apropriação do assunto, parte teórica; pesquisa sobre cores e figuras geométricas encontradas nas bandeiras dos países, que participarão da copa; manuseio virtual do softwear Poly, que abrange todos os sólidos, construção e montagem das figuras, no papel, parte prática, colocados em exposição para a comunidade escolar. “Temos certeza – Cristina, Mércia e Eu - de que, com esse roteiro de atividades, o rendimento dos alunos é satisfatório e atinge os objetivos pretendidos para a aprendizagem”, comemora Fortuna.
As turmas foram divididas em quatro equipes, intituladas tetraédrica, cúbica, octaédrica e hexaédrica, nomes de sólidos geométricos, que participaram das fases classificatórias: história de Malbatham (Por que 06 de maio é comemorado o dia da matemática?), quiz de tangram, hexaedros, jogos das cores, enigmas, charadas do tipo anagramas e jogos do milhão da matemática. A equipe com melhor pontuação foi premiada com CD, DVD, jogos de figuras sólidas e livros de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário